Organizando o Home Office na Quarentena

A maioria dos brasileiros estão vivendo está realidade diante da Quarentena determinada como prevenção a COVID 19. 

 

Mas não é férias, e não podemos entrar em pânico, pois as tarefas podem acumular e corremos o risco confundir tudo, casa, cuidado com as crianças e as tarefas profissionais; então estabelecer uma rotina para o trabalho Home office é o ideal. 

Mas primeiro vamos entender que Home office, além de ser o termo em inglês que designa o cômodo onde fica o escritório, também é usado, por conta disso, para falar sobre o regime de trabalho exercido em casa, inclusive no Brasil. Ter um home office pode parecer uma tarefa simples e cômoda, mas, se não for bem planejado e organizado, pode se tornar um problema e acarretar na baixa produtividade.
Para adequar essa modalidade de trabalho ao momento que estamos vivendo, trago algumas dicas práticas que podem ajudar a transformar o home office em um ambiente mais agradável e a eliminar pontos de distração.

 

É comum a ideia de que se o trabalho é em casa, a formalidade não é tão necessária, mas é muito importante sempre ter o espaço ORGANIZADO e limpo para que as tarefas sejam feitas com total responsabilidade, mesmo quando se trabalha em ambientes tão confortáveis como o próprio lar.

 

A importância de se manter um escritório em casa organizado vai além da questão estética, auxiliando também na concentração e aumentando a produtividade. 

O primeiro passo é estabelecer um cômodo ou um espaço fixo para as atividade de home office, muitos gostam de ter uma vista bonita pela janela e há quem prefira olhar para a parede ou mural de recados; o mais importante é instalar o seu escritório no espaço que mais lhe agrada, assim será mais fácil se inspirar e manter-se motivado.

Faça desse local escolhido um “santuário” aconchegante e limpo.

 

Uma mesa é essencial
Quando se trata de manter o foco, a dica é a velha mesinha, em prol da boa postura.
Sendo assim estar sentado, com postura correta e em uma cadeira confortável, a produtividade aumenta e você se sente mais motivado no que está fazendo.
A mesa não precisa ser grande, mas é essencial, você pode adaptar na mesa da sala de jantar por exemplo. 

 

Tenha alguns organizadores, para a bagunça não se instalar
Não é difícil da mesa virar aquela bagunça de papeis, lápis e canetas jogados, por isso o uso de organizadores se faz essencial, tenha na mesa um porta lápis, que pode ser uma caneca que você gosta além de organizar ainda vai decorar.


Organizadores para livros e pastas também são excelentes na organização do Home office. 
Se você tiver uma gaveta, organizadores de gavetas para itens pequenos são excelentes e podem ser improvisados com pequenos potes e até aquelas caixinhas de ovos transparentes.  

Alguns cestos podem ser bem uteis para aqueles objetos que podem ficar espalhados na mesa como os post it. 

 

Ambiente organizado agora segue 7 dicas de ouro para planejar, organizar sua rotina e assim aumentar a  produtividade: 


1. Acorde todos os dias no mesmo horário. Como se fosse trabalhar.
2. Crie o hábito de começar o dia sempre pela mesma atividade.
3. Tome um bom café da manhã para não cair na tentação de comer toda hora. 
4. Comece seu dia pela tarefa mais importante, e talvez mais complexa, geralmente somos mais produtivos no início do dia pois a mente está descansada.
5. Divida seu tempo em blocos e faça pequenas paradas para oxigenar o celebro. E durante estes períodos, procure não se distrair, muito e esquecer da tarefa principal (seu trabalho).
6. Arrume a sua bancada / espaço de trabalho com canetas, bloco de anotação, mas deixe somente o necessário, o acumulo de objeto pode gerar distração. 
7. Pare para fazer suas refeições e estabeleça um horário para terminar as tarefas, não é saudável ficar trabalhando madrugada a dentro só vai lhe deixar estressado e diminuir sua imunidade, algo que não queremos neste momento. 

 

Viu só como a organização pode ser sua aliada neste processo! 

Agora mãos à obra e bom trabalho! 


Rosangela Reis 
PersonalOrganizer